MINDSET FIXO – Qual o seu Mindset – Descubra Aqui

QUAL O SEU MINDSET?


Muita gente acha que ou você nasce com determinadas características, ou nunca conseguirá desenvolvê-las. Acreditam que algumas pessoas são “abençoadas” com o dom para música ou artes, por exemplo. Que as pessoas nascem mais ou menos inteligentes.

Usando um exemplo: o medo da timidez. Acreditamos que nascemos tímidos ou extrovertidos, e que isso é uma característica nossa que não pode ser mudada. Mas isso não é verdade. As crenças que temos a respeito de nós mesmos podem ser determinantes no que diz respeito ao nosso sucesso, erros ou fracassos.

Sabe aquela máxima:

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” de Henry Ford?

É um bom resumo para definir o poder da forma como pensamos a respeito da nossa capacidade.

Uma teoria de Carol Dweck determina que temos dois tipos de “mindset” ou modelo mental: o mindset do crescimento e o mindset fixo.

Segundo Carol, o mindset não é apenas um traço de nossa personalidade, ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas, e a forma como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo nosso potencial seja explorado. Todos temos os dois mindsets. Em alguns momentos predomina um, noutros o outro. O importante é observarmos qual deles está operando mais.

NESSE ARTIGO FALAREMOS NO MINDSET FIXO

Mindset fixo

As pessoas com mindset fixo acreditam que nasceram com uma cota de inteligência e que nada pode fazer para desenvolvê-la ou aprimorá-la. Por ter essa crença limitante, estas pessoas evitam desafios e experiências novas, com medo de parecerem menos inteligentes que as outras. Isso dificulta o desenvolvimento, a mudança e a aprendizagem. O medo do fracasso e das adversidades detém estas pessoas, pois errar se torna algo insuportável que as expõem a julgamentos, avaliações, rótulos e rejeição. Para fugir disso, tendem a atribuir culpa aos outros, pois ter problemas ou dificuldades para eles é sinal de deficiências ou fraquezas.

São muito resistentes ao risco. Ao invés de aceitar um desafio ou uma experiência, o indivíduo fica paralisado porque não acredita que isso contribui para ampliar suas habilidades.

Acreditam que o sucesso consiste em provar que você é inteligente ou talentoso, se auto afirmar. Para eles, o talento sozinho cria o sucesso sem esforço.

Calma, não se preocupe se o resultado do teste lhe indicou que este é seu ponto de partida. Você vai ver mais pra frente como pode melhorar.

Acompanhe aqui o MINDSET DE CRESCIMENTO.

0 visualização0 comentário